Sábado, 27 de Outubro de 2007

Discos da minha vida: "Saturday Night Wrist" dos Deftones

     Qualquer álbum dos Deftones a partir do cerebral White Pony (incluindo este) poderia figurar nas próximas linhas. Este último registo do colectivo norte-americano é a prova cabal, quanto a mim, da injustiça de que foram alvo ao terem sido colados a um fenómeno produtor de algumas das maiores aberrações musicas de que há memória. Nesse meio sempre vi estes gajos como uma espécie de David Lynch ao invés das banalidades sucedâneas e comparáveis aquelas produções cinematográficas de cariz comercial e pedante. Porquê? A isso tentarei responder no ulterior parágrafo.

     A música dos Deftones é portadora de uma violência sensual e de uma dualidade algures entre o histerismo mais gritante e profunda depressão. Chino Moreno o vocalista e , também agora guitarrista, é um performer com um estilo muito próprio e talvez odiável, mas que a mim me arrepia e leva para estados mais além, se bem me compreendem. Da berraria juvenil à melancolia lancinante, assim é o espectro de personagens que compõe o espectro vocal do Chino.

     Musicalmente, as boas referências estão lá: Sepultura, Pantera, mas também The Cure e Depeche Mode. É verdade! Têm mais tempo de actividade que os Korn de quem os consideraram seguidores?!  

     Particularizando, este disco é fruto de tempos conturbados para a banda, zangas, divórcios, abusos de drogas, produtores chateados, etc. O disco não desmente nada do que se afirmou, berra-o, acalma-o, expurga-o e chora-o num silêncio estridente, … Desde a revoltada Hole in the Earth, passando pela comovente despedida que é Xerces, acabando num encontro com um peculiar personagem feminino. Belo, frágil, maravilhoso, cortante, sei lá...

Maravilhem-se!

 

música: Xerces dos Deftones
tags:

publicado por Buraco Negro às 16:52
link do post | comentar

o Buraco


. 17 seguidores

Dezembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

Depeche Mode - In Your Ro...

Phantom Vision - Far Enou...

Paradise Lost - Faith Div...

Mater

Type O Negative - Dead Ag...

Lycia - Pray

E

W

Negură Bunget - Dacia hip...

Process of Guilt - Blindf...

tags

todas as tags